quinta-feira, 26 de outubro de 2017

FICHAMENTO: Desenvolvimento: análise de conceitos, medições e indicadores.

Pelo componente curricular Universidade, Desenvolvimento Regional e Nacional, disponibilizo aqui um fichamento do artigo Desenvolvimento: Análise de conceitos, medições e indicadores. 


REFERÊNCIA

SOARES JR, Jair e QUINTELLA, Rogério H. Development: an analysis of concepts, measurement and indicators. In: Revista de administração brasileira, Curitiba, vol. 5, no 2 abr/jun 2008.


Link do arquivo em PDF:

terça-feira, 24 de outubro de 2017

O PAPEL DA UNIVERSIDADE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

As IES (Instituição de Ensino Superior) são de fato fontes que promovem o desenvolvimento de regiões, com a colaboração de agentes transformadores que se encaixam dentro do tripé da universidade que é o ensino a pesquisa e a extensão, afinal o desenvolvimento de uma região seja em temos econômicos, sociais ou humanos, se dá em locais onde se encontra um sistema institucional evoluído e complexo. Porém os modelos das universidades tradicionais acabam despriorizando   as especificidades dos locais onde estão inseridas, o que acaba se tornando uma questão a se pensar.

O desenvolvimento de uma determinada região ocorre quando as pessoas da região são envolvidas no projeto, sendo elas o foco das estratégias de desenvolvimento. “Pensar em desenvolvimento é, antes de qualquer coisa, pensar em distribuição de renda, saúde, educação, meio ambiente, liberdade, lazer, dentre outras variáveis que podem afetar a qualidade de vida da sociedade” (OLIVEIRA, 2002, p. 8). Essa é uma questão que deve ser vista como prioridade, pois o desenvolvimento regional é uma necessidade atual. 

Cada região possui suas especificações que podem e dever ser bem aproveitadas pelos indivíduos envolvidos no processo, onde cada um deles correlacionar suas habilidades nas competências territoriais se valendo nesse contexto da pesquisa e extensão. Porém existe um problema que precisa ser citado, pois apesar do constante aumento do número de universidades, estás possuem o mesmo modelo estrutural de décadas atrás, o que implica na dificuldade de aceitação de novos modelos que buscam se instalar em regiões pouco desenvolvidas. Esses novos modelos são as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que vem com a missão de colocar produtos, serviços e contribuições socias à disposição da comunidade e do governo, como forma de satisfazer suas necessidades.

O ensino superior atua como elemento chave para o desenvolvimento local e regional, em meio a sociedade essas instituições atuam como braço para o desenvolvimento, auxiliando no processo de reorganização de economia deprimida. Porém para que esse papel chave das Instituições de Ensino Superior possa ser desempenhado, é preciso ter como objetivo principal a inserção da tríade ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto as Universidades serão vistas como fonte geradora de qualificação para o desenvolvimento local e regional.


REFERÊNCIAS

FLECK, Carolina F. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011.

OLIVEIRA, G. B. de Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.37-48, 2002.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

UNIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NACIONAL

Componente Curricular: Universidade, Desenvolvimento Regional e Nacional
Docente: Fábio Corniani (Lattes)

Ementa:
Trabalho com as habilidades de leitura de textos e produção de sentidos, a partir de eixos temáticos Conhecer criticamente teorias e perspectivas dos conceitos de Desenvolvimento Humano e Social, promovendo estudo abrangente das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como suas estruturas práticas e simbólicas, contemplando macroprocessos de mudança social, crescimento econômico e desenvolvimento humano, com foco no contexto regional.

Objetivo(s) Geral(is):
• Discutir os diversos conceitos associados a desenvolvimento e seus impactos nas sociedades. 
• Problematizar o conceito desenvolvimento a luz das demandas socioculturais existentes nas Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.
• Debater as dimensões do desenvolvimento regional e nacional. 
• Analisar o papel das universidades, em geral, e da UFSB, em específico, para o desenvolvimento regional e local.
• Refletir sobre formas de intervenção nos problemas locais, buscando possibilidades de soluções aos mesmos.

Objetivos Específicos:
• Compreender o conceito “desenvolvimento” a partir do debate teórico e da compreensão das implicações locais na região sul e baixo sul baianos. 
• Possibilitar o contato com dos/as estudantes com diferentes visões sobre desenvolvimento;
• Aproximar os/as estudantes com grupos e comunidades que atuam na região sul e baixo sul baianos; • Possibilitar o levantamento de frentes de atuação para a universidades e para os estudantes 

Bibliografia Básica:
ARAÚJO, Tania Bacelar. “Nordeste: desenvolvimento e perspectiva” In: GUIMARÃES, P. F.; AGUIAR, R.A., et al (orgs). Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 514 – 560. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3013. 
Acesso em 08.set.2016 

Sugestão de leitura para campus CJA: BAIARDI, Amílcar e TEIXEIRA, Francisco. O Desenvolvimento dos Territórios do Baixo Sul e do Litoral Sul da Bahia: a Rota da Sustentabilidade, Perspectivas e Vicissitudes. Instituto Arapyaú: Salvador, 2010.

CASTRO, Josué. “A descoberta da fome”. In FERNANDES, B. M. & GONÇALVES, C. A. P. (org.). Josué de Castro – Vida e Obra. São Paulo, Expressão Popular, p. 141-152

FLECK, Carolina F. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011. Disponível em: www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/viewFile/518/265. Acesso: jan/2015 (trechos escolhidos pelo/a docente)

FURTADO, Celso. “A profecia do colapso” In: O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 7-14.

Bibliografia Complementar:
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo(In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23. Disponível em: paje.fe.usp.br/~mbarbosa/cursograd/anderson.doc Acesso em: Jan/2015.

HADDAD, Paulo Roberto et al. A competitividade do agronegócio e o desenvolvimento regional no Brasil : estudo de clusters. Brasili: CNPQ: EMBRAPA, 1999 - Sugestão de leitura para campus CJA 

SANTOS, Milton. O retorno do território. In: OSAL: Observatorio Social de América Latina.  Ano 6, n. 16 (jun.2005- ). Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf. Acesso em 08.set.2016. 

SOARES JR, Jair e QUINTELLA, Rogério H. Development: an analysis of concepts, measurement and indicators. In: Revista de administração brasileira, Curitiba, vol. 5, no 2 abr/jun 2008. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807 76922008000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en