As
IES (Instituição de Ensino Superior) são de fato fontes que promovem o
desenvolvimento de regiões, com a colaboração de agentes transformadores que se
encaixam dentro do tripé da universidade que é o ensino a pesquisa e a
extensão, afinal o desenvolvimento de uma região seja em temos econômicos,
sociais ou humanos, se dá em locais onde se encontra um sistema institucional
evoluído e complexo. Porém os modelos das universidades tradicionais acabam
despriorizando as especificidades dos
locais onde estão inseridas, o que acaba se tornando uma questão a se pensar.
O
desenvolvimento de uma determinada região ocorre quando as pessoas da região
são envolvidas no projeto, sendo elas o foco das estratégias de
desenvolvimento. “Pensar em desenvolvimento é, antes de qualquer coisa, pensar
em distribuição de renda, saúde, educação, meio ambiente, liberdade, lazer,
dentre outras variáveis que podem afetar a qualidade de vida da sociedade”
(OLIVEIRA, 2002, p. 8). Essa é uma questão que deve ser vista como prioridade,
pois o desenvolvimento regional é uma necessidade atual.
Cada
região possui suas especificações que podem e dever ser bem aproveitadas pelos
indivíduos envolvidos no processo, onde cada um deles correlacionar suas
habilidades nas competências territoriais se valendo nesse contexto da pesquisa
e extensão. Porém existe um problema que precisa ser citado, pois apesar do
constante aumento do número de universidades, estás possuem o mesmo modelo
estrutural de décadas atrás, o que implica na dificuldade de aceitação de novos
modelos que buscam se instalar em regiões pouco desenvolvidas. Esses novos
modelos são as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que vem com a
missão de colocar produtos, serviços e contribuições socias à disposição da
comunidade e do governo, como forma de satisfazer suas necessidades.
O
ensino superior atua como elemento chave para o desenvolvimento local e
regional, em meio a sociedade essas instituições atuam como braço para o
desenvolvimento, auxiliando no processo de reorganização de economia deprimida.
Porém para que esse papel chave das Instituições de Ensino Superior possa ser
desempenhado, é preciso ter como objetivo principal a inserção da tríade
ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto as Universidades serão vistas como
fonte geradora de qualificação para o desenvolvimento local e regional.
REFERÊNCIAS
FLECK, Carolina F. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os
vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e
Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011.
OLIVEIRA, G. B. de Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento.
Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.37-48, 2002.
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