Salvador
Cardoso Silva Muniz
A deficiência está na sociedade quando esta não
está adequada para incluir seus sujeitos. Desta forma, as escolas devem
oferecer aparatos como profissionais de apoio, Sala de Recursos Multifuncionais
(SRM), material adequado, ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e
adoção do sistema Braile. Entretanto é necessário garantir não só o acesso, mas
a participação e o sucesso de todos os estudantes. Esse é um grande desafio
imposto aos envolvidos no sistema educacional para incluir “de fato” estudantes
com deficiência, em particular, estudantes surdos. (Página 03 e 04)
Os surdos devem estudar em escolas
especializadas?
É preciso investir na formação de professores
para ensinar sujeitos que não se enquadram nos padrões comuns, tendo em vista
que esses profissionais, na maioria das vezes, não são formados para receber
estudantes com esses perfis (TORISU; SILVA, 2016). (Página 04)
A
qualificação dos professores para atender a essas questões, deve ser uma
questão de preocupação pessoal, onde o professor analise o contexto do local
onde está e busque se qualificar, ou essa questão deve ser resolvida pelo “estado”,
reconhecendo a realidade do Brasil e buscando qualificar os profissionais para
atender o público de forma satisfatória garantindo a inclusão?
Neste sentido, a formação de professores de Matemática
para a inclusão deve ser debatida. Mas, até o momento, há poucos trabalhos
focando essa temática, conforme indicou um mapeamento que desenvolvemos nos
Anais dos Fóruns Nacionais de Licenciatura em Matemática. (Página 04)
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