sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

DESAFIOS NA INCLUSÃO DE SURDOS NA AULA DE MATEMÁTICA



Salvador Cardoso Silva Muniz

A deficiência está na sociedade quando esta não está adequada para incluir seus sujeitos. Desta forma, as escolas devem oferecer aparatos como profissionais de apoio, Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), material adequado, ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e adoção do sistema Braile. Entretanto é necessário garantir não só o acesso, mas a participação e o sucesso de todos os estudantes. Esse é um grande desafio imposto aos envolvidos no sistema educacional para incluir “de fato” estudantes com deficiência, em particular, estudantes surdos. (Página 03 e 04)

Os surdos devem estudar em escolas especializadas?

É preciso investir na formação de professores para ensinar sujeitos que não se enquadram nos padrões comuns, tendo em vista que esses profissionais, na maioria das vezes, não são formados para receber estudantes com esses perfis (TORISU; SILVA, 2016). (Página 04)

A qualificação dos professores para atender a essas questões, deve ser uma questão de preocupação pessoal, onde o professor analise o contexto do local onde está e busque se qualificar, ou essa questão deve ser resolvida pelo “estado”, reconhecendo a realidade do Brasil e buscando qualificar os profissionais para atender o público de forma satisfatória garantindo a inclusão?  

Neste sentido, a formação de professores de Matemática para a inclusão deve ser debatida. Mas, até o momento, há poucos trabalhos focando essa temática, conforme indicou um mapeamento que desenvolvemos nos Anais dos Fóruns Nacionais de Licenciatura em Matemática. (Página 04)


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