Astrobiologia se trata de uma área de pesquisa que tem intenção de compreender a origem, evolução, futuro e distribuição da vida tanto na terra quanto no universo. Nessa atmosfera, a vida no planeta é vista como uma peça que afeta todo o sistema, e consequentemente é afetada pelo mesmo. Isso implica dizer que a origem, evolução e destino da vida estão relacionados com a evolução do universo, das estrelas e planetas.
Dentre as diversas áreas de pesquisa cientifica na astrobiologia, a que mais tem chamado a atenção é a busca de vida fora da terra. Tem se pesquisado no universo planetas que se assemelham a terra, e segundo os cálculos dos cientistas, três dos planetas intermediários do sistema, Trappist-1c, d e f, recebem quantidades de energia de sua estrela similares às que banham Vênus, Terra e Marte, respectivamente, em nosso Sistema Solar. Resultados esses que nos fazem acreditar na possibilidade de vida nesses planetas.
Outra questão que tem provocado cientistas, é a possibilidade da existência de vida em planetas totalmente diferente da terra. A astrobiologia usa como modelo de vida os microrganismos, pois possui grande resistência a diversos tipos de ambientes. Porém o estudo da biodiversidade microbiológica terrestre requer grande esforço, principalmente em ambientes extremos, onde é difícil desvendar o mecanismo de sobrevivência de cada espécie descoberta. Todavia, diversas espécies já foram descobertas sobrevivendo em situações extremas. Esses estudos permitem que se busque a distância, assinaturas biológicas em outros planetas do sistema solar, usando sondas ou grandes telescópios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário