sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O "SER" MATEMÁTICO

A matemática sempre foi vista como um desafio grande a se encarar, e poucos ousam a se relacionar com ela, não sabendo que em todo o tempo somos envolvidos por ela, em quase tudo que fazemos. Talvez, fingir que ela não faz parte do nosso dia seja uma opção, e pensar que ela se limite a forma em que é apresentada na escola, seja o suficiente para conceitua-la como “mostro de sete cabeças” e que nunca precisaremos lutar contra ela.

Mas a matemática nunca foi um monstro, como muitos pensam, pelo contrário ela é nossa aliada, e está presente em quase tudo que fazemos. Quando compreendemos isso, somos capazes de fazer coisas incríveis. Um caso claro de se verificar isso, é quando observamos os Maias, que ao invés de ignorar a matemática, se apropriaram dela para evoluir e melhorar o modo de viver, utilizando a matemática em suas construções, plantações, previsões, definição de dias, receitas e outras coisas. Além de fazerem coisas incríveis através da matemática, os Maias conseguiram deixar um legado que se reflete em outros povos até os dias de hoje. Nós por exemplos herdamos muitas coisas dos Maias, como por exemplo o calendário.

Assim como os Maias, também devemos entender a matemática como nossa aliada. Ela está além das paredes de uma escola, e além das páginas de um livro, ela vai além da interpretação de um professor, ela está em toda parte e é responsável pelo padrão de vida que presenciamos atualmente. Partindo desse ponto de vista, se identificar como seres matemáticos, é fundamental para se adaptarmos ao padrão evolutivo humano do século presente e seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário