sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

VAI "UM" E EMPRESTA "UM"

A matemática ensinada nos anos iniciais, parece ter uma grande dificuldade de aprendizado, logo se utiliza a técnica de decoração para resolver as adições e subtrações. Os alunos aprendem a recitar mentalmente o que fazer, e assim resolver as operações. Por exemplo a soma de quinze mais dezessete, o aluno recita mentalmente: cinco mais sete é igual a doze, fica dois, vai um, um + um + um é igual a três. Logo o resultado é 32. Na subtração acontece da mesma forma, porém no caso da subtração é o “empresta um” que se utiliza para realização do cálculo.


Utilizar técnicas para a realização de cálculos pode trazer resultados, mas não garante a compressão adequada das etapas realizadas, para obter o resultado correto da operação. Para entendermos isso, devemos compreender que nosso sistema numérico é de base decimal, tendo dez símbolos que são organizados de modo que forme outros números maiores. A depender da posição em que cada número esteja, pode ser considerado unidade, dezena, centena e assim sucessivamente. 

O que acontece nas operações matemáticas de adição e subtração, que denominamos de “vai um” e “empresta um”, é basicamente o agrupamento desses números, por isso essas operações são arrumadas em colunas, que facilita a operação entre os algarismos que ocupam a mesma posição na escrita numérica.

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