A matemática ensinada nos anos iniciais, parece ter uma
grande dificuldade de aprendizado, logo se utiliza a técnica de decoração para
resolver as adições e subtrações. Os alunos aprendem a recitar mentalmente o
que fazer, e assim resolver as operações. Por exemplo a soma de quinze mais
dezessete, o aluno recita mentalmente: cinco mais sete é igual a doze, fica
dois, vai um, um + um + um é igual a três. Logo o resultado é 32. Na subtração
acontece da mesma forma, porém no caso da subtração é o “empresta um” que se
utiliza para realização do cálculo.
Utilizar
técnicas para a realização de cálculos pode trazer resultados, mas não garante
a compressão adequada das etapas realizadas, para obter o resultado correto da
operação. Para entendermos isso, devemos compreender que nosso sistema numérico
é de base decimal, tendo dez símbolos que são organizados de modo que forme
outros números maiores. A depender da posição em que cada número esteja, pode
ser considerado unidade, dezena, centena e assim sucessivamente.
O que acontece
nas operações matemáticas de adição e subtração, que denominamos de “vai um” e
“empresta um”, é basicamente o agrupamento desses números, por isso essas
operações são arrumadas em colunas, que facilita a operação entre os algarismos
que ocupam a mesma posição na escrita numérica.
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