segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

INICIANDO O PENSAMENTO INCLUSIVO

O QUE É INCLUSÃO?
A inclusão é o que permite ou favorece o acesso ao meio comum sem distinção. Se tratando da inclusão social, ela é definida como conjunto de ações que garante a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos.

O QUE É INCLUIR PARA VOCÊS?
            Inclusão é fazer com que todas as pessoas independentemente de como são classificadas se sintam parte da sociedade em que vivem, porém para que isso aconteça é necessário observar quais são os grupos excluídos e o que deve ser melhorado para que possam estar plenamente inseridos na sociedade.

QUEM NUNCA SE SENTIU EXCLUÍDO NA VIDA MESMO ESTANDO, AOS OLHOS DOS OUTROS, INCLUÍDO?
            Apesar de estarmos vivendo um período na história onde se discute muito a certa de inclusão, ainda vemos muitos casos de preconceito e discriminação no mundo, o que gera um sentimento de exclusão mesmo estando de certa forma em meio a sociedade. Para que todos vivamos melhor e seguros, sem precisarmos desconfiar dos outros ou de viver competindo contra tudo e contra todos, deveríamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justiça, liberdade, igualdade para todos. Logo, combater o preconceito, racismo e discriminação é um grande passo para a melhoria do mundo.

O QUE É A PESSOA COM DEFICIENCIA?
A deficiência é definida como insuficiência ou ausência de funcionamento de um órgão. É considerado uma pessoa com deficiência as que se enquadram nas categorias de deficiência física, visual, mental, auditiva ou múltipla.

VOCÊ CONFIA EM UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA SUA IDADE DO MESMO JEITO QUE CONFIA EM UMA PESSOA SEM DEFICIÊNCIA?
Uma pessoa com deficiência não significa que a mesma se torna inútil e desprovida de confiança de quem quer que seja, logicamente a pessoa deficiente possui uma certa dificuldade na área em que foi afetada, porém isso não me faz perder a confiança nessa pessoa. Ao contrário disso a pessoa deve receber mais atenção para que possa se sentir igual a todos que os cercam.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO DOENTES?
Deficiência não é caracterizado como doença, apesar de algumas deficiências serem causadas por doenças, da mesma forma que poderia ser causada por acidentes ou outros fatores. Dessa forma pessoas com deficiência não são doentes.

É POSSIVEL TORNAR AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ACESSÍVEIS?
A possibilidade se dará por meio de políticas voltadas a inclusão, porém não é uma certeza, pois no Brasil, saúde e educação não são tão priorizadas como deveria. Para que a acessibilidade às unidades básicas de saúde se torne uma realidade, é necessária uma atenção integral à saúde, assim como a melhoria do mecanismo de informação, como por exemplo a melhoria dos registros de dados sobre as pessoas com deficiência no país. Outro aspecto é a criação, e distribuição de material educativo e informativo na área da saúde em formatos acessíveis e a capacitação de recursos humanos. A possibilidade é questionável, porém a necessidade de unidades de saúde acessíveis é extrema.

COMO ALCANÇAR/IMPLEMENTAR A ACESSIBILIDADE NO SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; a equidade que parte da premissa de que todo o cidadão é igual perante o SUS, e que será atendido conforme as suas necessidades; e a integralidade de assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade. (RENATA SANTANA 2013)
Apesar disso, na prática acontece diferente, é comum se ver casos onde cidadão tem seus direitos violados. A ideia é promover a qualificação profissional e aprimoramento técnico, estimulando a produção científica e pesquisas.



REFERÊNCIAS



http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/o-sus-e-a  acessibilidade-das-pessoas-com-deficiencia (acesso em 16 de Outubro de 2017, 12:30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário