sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA




No sistema de numeração Maia, os algarismos são baseados em símbolos. Os símbolos utilizados são o ponto e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha. A soma de cinco pontos constitui uma barra, dessa forma. 

O sistema de numeração Maia é de base vigesimal, ou seja, depois do vigésimo símbolo, correspondente ao número dezenove, os símbolos são organizados de forma vertical, para formar números maiores que o dezenove.

Os Mais também dominavam as quatro operações básicas da matemática (multiplicação, divisão, soma e subtração). Para realizar a soma eles escreviam os números um ao lado do outro , em colunas, respeitando os níveis posicionais, ou seja, unidade ao lado de unidade, vintenas ao lado de vintenas e assim sucessivamente. Uma outra coluna então é formada contendo todos os símbolos das colunas anteriores nos respectivos níveis. Se for necessário alguns ajustes adicionamos mais uma coluna para o resultado final. A subtração ocorre segundo o mesmo pensamento, porém agora subtraindo os valores.




Para realizar a multiplicação os maias utilizavam uma tabela onde os números a serem multiplicados ficavam nas bordas superior e lateral esquerda. Os números eram escritos de forma que cada nível posicional ficasse na borda de uma entrada da tabela. Cada entrada da tabela é preenchida com o resultado da multiplicação feita pelos números que se encontram nas bordas da respectiva linha e coluna que a entrada se encontra.

Encontramos o resultado somando as entradas que estão no mesmo nível , ou seja, em uma mesma diagonal, e a partir destes níveis podemos escrever o resultado. Na maioria das vezes antes de se escrever o resultado final é necessário fazer alguns ajustes, como aqueles realizados no exemplo da soma. É importante ressaltar que um ponto vezes um ponto é um ponto, um ponto vezes uma barra é uma barra, ou seja, a unidade é elemento neutro da multiplicação; uma barra vezes uma barra são cinco barras, ou seja, um ponto no primeiro nível e uma barra no segundo nível.

No caso da divisão, o divisor está localizado no lado esquerdo da tabela, enquanto o dividendo toma o seu lugar na diagonal e o quociente será escrito na parte superior. Nosso objetivo é encontrar um número que vezes o divisor dará o dividendo, tentando assim escrever uma tabela de multiplicação. Dividiremos cada entrada pelo nível mais alto do divisor, deixando os outros níveis para confirmar o quociente encontrado ajudando a preencher as entradas em branco.


Para um caso prático vejamos como calcular o produto de 432 por 4. Usando algarismos indo-arábicos e tomando a base 20 podemos escrever que 432 = 1·20² + 1·20¹ + 12·200 e 4 = 4·200. No Sistema de Numeração Maia temos: 



3 comentários: