segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

GÊNERO TEXTUAL: CARTA ARGUMENTATIVA

A carta argumentativa é um gênero textual que reclama, solicita ou emite uma opinião, pertence à ordem de argumentar, com intenção persuasiva que consiste no conjunto de procedimentos linguísticos utilizados a nível do discurso, a fim de sustentar uma afirmação, obter adesão ou justificar a tomada de uma posição. A argumentação possui a justificativa como fator essencial, pois ela constitui-se em um ato que tem por objetivo facilitar ou causar aceitação do que se deseja por um interlocutor. A carta argumentativa emprega a linguagem comum, quando os vocábulos são de fácil entendimento e cuidada, quando a linguagem é mais trabalhada e o vocábulo mais seleto. A sua estrutura apresenta: , local e data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.

Na descrição da estrutura básica de uma carta argumentativa, contém; local e data, onde constam no início da carta, a cidade, dia, mês e ano de emissão da carta. Vocativo; onde o receptor recebe o tratamento adequado. Corpo do texto; contém o assunto e a finalidade da carta, de modo objetivo e direto, que vem seguida de uma explicitação do que foi exposto, ou seja, o emissor vale-se de argumentos consistentes para convencer o receptor. Despedida; como cordialidade, é afetuosa para manter uma interlocução mais efetiva com o receptor. E por fim a assinatura; onde consta o nome completo do emissor, seguido de sua identificação profissional.

A carta argumentativa é um texto que, como a própria nomenclatura revela, pauta-se por persuadir o interlocutor por meio dos argumentos por ela atribuídos. Deve ser bem elabora, seguindo todos os requisitos, pois é a forma de se comunicar formalmente com autoridades. Portar tal conhecimento de produção textual é de fundamental importância, não só pelo fato da formalidade, mas também do reconhecimento e respeito devido a uma autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário