SÍNTESE
Desde a criação da terra, tudo nela se desenvolveu e de certo modo contribuiu com o equilíbrio do planeta, afinal, tudo na terra é ligado, nada é autossuficiente. A terra carregava com sigo uma diversidade grande de vida animal e vegetal, onde cada um tem o seu lugar e sabe de forma produtiva conservar o seu espaço. Nesse contexto o homem surge e muda a “cara” do mundo. O homem habita na terra há mais de 200 mil anos, cultivando, explorando, transformando, produzindo, consumindo sendo considerado uma força planetária e geológica. Ações essas que são justificadas pela insuficiência humana, sendo os humanos, dependente das suas atividades para sobreviver.
O homem começa a se desenvolver de forma rápida, desenvolvendo diversas atividades como, agricultura, que por sua vez, se fez necessário estabelecer cidades e civilizações em regiões favoráveis. A busca pela sobrevivência, fez com que o homem desenvolvesse atividades para a produção de recursos, mas, a diminuição da mão de obra também seria algo notório no processo de evolução humana. Então surgem as indústrias, fábricas, prédios, maquinas, tecnologias e a necessidade de produzir e cultivar não só para alimento, mas, para manter cada máquina e construção humana.
Segundo MARTINI (2018) “A partir de meados do século 18, os humanos alteraram diretamente as paisagens em 40% a 50% do planeta e marcas De sua influência afetam mais de 83% da superfície terrestre (é a chamada ‘pegada antrópica’)”. A partir desse momento, se observa o ser humano assumindo o centro do mundo, dominando e modificando tudo que nele há, esse período é chamado de antropoceno. Esse período tem deixado marcar terríveis no planeta, que tem reagido de acordo com o dano que sofre, cada fenômeno visto na natureza, é resultado de ações humanas em qualquer lugar do mundo. O que era pra ser um período de desenvolvimento que fosse favorável ao ser humano e ao planeta de modo geral, os homens ultrapassam o limite da exploração e devastação da natureza, causando danos até irreversíveis.
Apesar da grande devastação causada pelos humanos, ainda há uma chance de se resolver ou amenizar a situação em que estamos e que caminha para algo pior. Essa nova chance se dará por uma nova consciência para continuidade e preservação da vida de forma coletiva. Nós podemos escrever o que acontecera no futuro, juntos.
REFERÊNCIAS
MARTINI, Bruno. Antropoceno: A época da humanidade? ciências da terra, [S.l.],
05 abr. 2018. ciência hoje, p. 39. Disponível em: http://www.academia.edu/934167/Antropoceno_A_%C3%A9poca_da_humanidade
Acesso em: 04 abr. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário