SOCIEDADES GRAFOCÊNTRICAS
Se trata de uma sociedade centrada na escrita, o contato com a escrita e a leitura que acontece dentro e fora do ambiente escolar, ou seja, no nosso dia-a-dia. No caso das crianças o contato com rótulos de produtos, que faz identificar o formato das letras que por exemplo se difere do formato dos números, propagandas e desenhos. Segundo BATISTA (2007) Sociedade grafocêntrica é aquela em que a escrita é parte constitutiva das mais diversas atividades do nosso dia-a-dia: há textos escritos em muros, outdoors, camisetas, papéis, cartões, livros, livrinhos e livrões”.
ANALFABETISMO ABSOLUTO
Segundo o dicionário Aurélio (1999), temos a leitura que alfabetização é “ação de alfabetizar, de propagar o ensino da leitura”. Dessa forma, temos que, o analfabetismo absoluto se dá devido a falta de orientação para se ler e escrever, fazendo com que o indivíduo não seja capaz de escrever nem o próprio nome. Frago (1993, p.16) afirma que o analfabetismo é “consequência da ausência de um processo de alfabetização”. Ou seja, sem uma orientação devida, o individuo não consegue desenvolver habilidades para ler, escrever e compreender palavras.
UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO
Se caracteriza na erradicação do analfabetismo, ideia que se faz presente no Plano Nacional de Educação (PNE) de 1999 e se origina no documento “Declaração Mundial sobre Educação Para Todos” assinado por vários países durante a “Conferência Mundial sobre Educação para Todos”.
ANALFABETISMO FUNCIONAL
Se caracteriza como analfabetismo funcional a falta de compreensão e significado de frases curtas escritas pelo o indivíduo, que por sua vez ainda consegue decodificar os símbolos, mas não compreende o seu significado. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funciona (INAF), a alfabetização pode ser classificada em quatro níveis: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar (ambos considerados analfabetos funcionais), alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno (esses dois últimos considerados indivíduos alfabetizados funcionalmente).
ALFABETIZAÇÃO
É o processo de aprendizagem que desenvolve as habilidades de leitura e escrita, de modo que sirva para se comunicar com o meio em que esteja inserido. Segundo o dicionário Aurélio (1999), temos a leitura que alfabetização é “ação de alfabetizar, de propagar o ensino da leitura”.
LETRAMENTO
De acordo com BALTAR, CERUTTI-RIZZATTI, ZANDOMENEGO, (2011) “Letramento é o processo permanente de empoderamento social pelo qual passam os indivíduos ao participarem de práticas e eventos (atividades e ações de linguagem), no âmbito da cultura escrita, em diferentes esferas da sociedade”. Logo, letramento está associada não só a capacidade de escrever e ler textos, mas de interpretar, compreender e criticar os mesmos.
LETRAMENTO IDEOLÓGICO
Kleiman (1995, 2007) defende a ideia de que o letramento ideológico depende da estrutura social abordada pelas ideologias onde se considera o processo histórico, conflituoso, as relações sociopolíticas de poder na sociedade para distribuição dos bens culturais e econômicos.
REFERÊNCIAS
BATISTA, Antonio Augusto Gomes et al. Capacidades lingüísticas: alfabetização e linguagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-letramento – Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: MEC, 2007. p. 6-58. (Fascículo 1).
FRAGO, Antônio Vinão. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e
textos. POA: Artes Médicas,1993.
BALTAR, M; CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; ZANDOMENEGO, D. Leitura e Produção Textual Acadêmica I. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis, 2011.
KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário