As
universidades no mundo ocidental passaram por um processo de transformação de
acordo com a era em que elas se estabeleciam. As primeiras universidades foram
fundadas na Itália e na França no século XI (SANTOS, Fernando e ALMEIDA
FILHO, Naomar - 2012), onde
eram abertamente escolásticas, um tipo de universidade que era regida
absolutamente pela igreja. Após esse período surge a universidade clássica, que
recebe muita influência da escolástica, porém esse novo período que a
universidade vive é marcado pelo trivium que se trata da gramatica, retorica e
dialética e o quadrivium que é a aritmética, geometria, astronomia e música.
Esse novo modelo chega com uma estrutura curricular regida pela teologia e pelo
direito que também eram influenciados de certa forma pela religião.
No século XVI, com o declínio do poder
papal, a universidade amplia seu papel político de centro de produção de
conhecimento e formação de recursos humanos para as ciências e tecnologias (SANTOS,
Fernando e ALMEIDA FILHO, Naomar -
2012). É justamente nesse período que a universidade passa a expressar sua
vocação, se descobrindo, deixando de ser influenciada pela religião e se
descobrindo como formadora e criadora de conhecimentos.
Logo após a universidade entra na era
das pesquisas, já em 1810 inspirada na reforma Humboldt a universidade de
pesquisa foi consolidada, onde se baseavam na afirmação de que “a base da
verdade deverá ser a pesquisa cientifica. ” (SANTOS, Fernando e ALMEIDA
FILHO, Naomar - 2012).
Após tantas
transformações a universidade chega em uma era onde ela é considerada
Universidade social, ela se define como o fruto das mudanças que ocorre na
sociedade, pois seu principal papel é de reparar as injustiças que ocorrem na
sociedade, enquanto mantem o seu papel de formar profissionais.
Acredito
que cada período vivido pela universidade foi de grande importância para ela
ser o que se tornou. Olhando para essas transformações conseguimos entender
qual é o papel da universidade, que como vimos não é satisfazer uma elite ou uma
demanda, o papel da universidade é garantir a transferência e desenvolvimento
do conhecimento ao tempo em que observa o meio social e busca reparar as
injustiças existentes, dessa forma todo universitário que se vincula a uma
universidade social compreende que antes de se tornar um profissional ele deve
ser um cidadão e se importar com o meio onde está inserido.
SEABRA- SANTOS, Fernando; ALMEIDA
FILHO, Naomar. A Quarta Missão da Universidade. Coimbra/Brasília:
EduCoimbra/EdUNB, 2012.
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