segunda-feira, 28 de agosto de 2017

HISTÓRICO DAS UNIVERSIDADES NO OCIDENTE.

As universidades no mundo ocidental passaram por um processo de transformação de acordo com a era em que elas se estabeleciam. As primeiras universidades foram fundadas na Itália e na França no século XI (SANTOS, Fernando e ALMEIDA FILHO, Naomar - 2012), onde eram abertamente escolásticas, um tipo de universidade que era regida absolutamente pela igreja. Após esse período surge a universidade clássica, que recebe muita influência da escolástica, porém esse novo período que a universidade vive é marcado pelo trivium que se trata da gramatica, retorica e dialética e o quadrivium que é a aritmética, geometria, astronomia e música. Esse novo modelo chega com uma estrutura curricular regida pela teologia e pelo direito que também eram influenciados de certa forma pela religião.

No século XVI, com o declínio do poder papal, a universidade amplia seu papel político de centro de produção de conhecimento e formação de recursos humanos para as ciências e tecnologias (SANTOS, Fernando e ALMEIDA FILHO, Naomar - 2012). É justamente nesse período que a universidade passa a expressar sua vocação, se descobrindo, deixando de ser influenciada pela religião e se descobrindo como formadora e criadora de conhecimentos.
Logo após a universidade entra na era das pesquisas, já em 1810 inspirada na reforma Humboldt a universidade de pesquisa foi consolidada, onde se baseavam na afirmação de que “a base da verdade deverá ser a pesquisa cientifica. ” (SANTOS, Fernando e ALMEIDA FILHO, Naomar - 2012). 
Após tantas transformações a universidade chega em uma era onde ela é considerada Universidade social, ela se define como o fruto das mudanças que ocorre na sociedade, pois seu principal papel é de reparar as injustiças que ocorrem na sociedade, enquanto mantem o seu papel de formar profissionais. 

Acredito que cada período vivido pela universidade foi de grande importância para ela ser o que se tornou. Olhando para essas transformações conseguimos entender qual é o papel da universidade, que como vimos não é satisfazer uma elite ou uma demanda, o papel da universidade é garantir a transferência e desenvolvimento do conhecimento ao tempo em que observa o meio social e busca reparar as injustiças existentes, dessa forma todo universitário que se vincula a uma universidade social compreende que antes de se tornar um profissional ele deve ser um cidadão e se importar com o meio onde está inserido.


SEABRA- SANTOS, Fernando; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Quarta Missão da Universidade. Coimbra/Brasília: EduCoimbra/EdUNB, 2012.

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