Componente Curricular: Universidade e Sociedade
Docente: Regina Soares de Oliveira (Lattes)
Ementa:
O componente curricular busca propiciar a reflexão sobre a estrutura e desenvolvimento histórico das Universidades no mundo ocidental e no Brasil, em seus vínculos com o Estado, com as sociedades, a cultura e os indivíduos, com destaque às formas de organização do trabalho pedagógico e a posição dos sujeitos educandos na formação social da universidade e da sociedade, problematizando a relação público-privado na educação brasileira e seus impactos no atual quadro do ensino superior no Brasil, debatendo suas consequências para a região Nordeste e para a Bahia, especificamente. Busca também compreender o pensamento de Paulo Freire e Anísio Teixeira na constituição de um novo modelo de universidade brasileira, assim como analisar e compreender o modelo pedagógico da UFSB e os eixos norteadores de sua constituição.
Objetivo(s) Geral(is):
● Possibilitar aos estudantes refletir sobre suas histórias de vida enquanto sujeitos, sua origem, posição de classe
e inserção na universidade e na sociedade;
● Discutir o papel da universidade e suas contribuições às sociedades, às comunidades e à educação brasileira;
● Compreender o processo de formação na universidade no Brasil e no mundo, situando a UFSB neste contexto.
e inserção na universidade e na sociedade;
● Discutir o papel da universidade e suas contribuições às sociedades, às comunidades e à educação brasileira;
● Compreender o processo de formação na universidade no Brasil e no mundo, situando a UFSB neste contexto.
Objetivos Específicos (por módulos):
I) Unidade 1: Problematização sobre os sujeitos e suas ações.
● Compreender quais os caminhos os estudantes percorreram até sua chegada ao ensino superior;
● Aproximar os sujeitos por meio da escuta de suas histórias;
● Debater as regras de conduta presentes no cotidiano universitário e quais valores embasam essas regras;
● Afiliar o estudante a turma, ao docente, ao modelo universitário;
● Conseguir perceber os indivíduos por meio de suas crenças, histórias e valores;
● Pensar o estudante como sujeito político.
● Compreender quais os caminhos os estudantes percorreram até sua chegada ao ensino superior;
● Aproximar os sujeitos por meio da escuta de suas histórias;
● Debater as regras de conduta presentes no cotidiano universitário e quais valores embasam essas regras;
● Afiliar o estudante a turma, ao docente, ao modelo universitário;
● Conseguir perceber os indivíduos por meio de suas crenças, histórias e valores;
● Pensar o estudante como sujeito político.
II) Unidade 2: A Universidade no contexto brasileiro e mundial
● Compreender o papel da Universidade na história das sociedades ocidentais;
● Analisar o surgimento do ensino superior no Brasil;
● Verificar como o ensino superior serviu de elemento de separação entre classes e os grupos sociais;
● Compreender e debater alguns teóricos que embasam a criação da UFSB;
● Problematizar o impacto do modelo e da instalação da UFSB na região sul baiana e suas possibilidades de atuação.
III) Unidade 3: Aproximações entre a Universidade e comunidade
● Pesquisar e analisar os índices da Educação Básica e Superior no sul da Bahia;
● Conhecer as principais dificuldades de acesso ao ensino superior;
● Levantar alguns problemas locais onde a universidade poderia intervir;
● Aproximar os estudantes da UFSB de espaços comunitários
Bibliografia Básica:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em:
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf. Acesso em 07.jul.2017
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf. Acesso em 07.jul.2017
Plano Orientador da UFSB. Disponível em: http://ufsb.edu.br/plano-orientador/. Acesso em 05.maio.2016
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA-FILHO, Naomar. A Universidade no Século XXI - Para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008. Disponível em: https://ape.unesp.br/pdi/execucao/artigos/universidade/AUniversidadenoSeculoXXI.pdf. Acesso em 08.jul.2017
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da universidade à pluriversidade: Reflexões sobre o presente e o futuro do ensino superior. Entrevista com Boaventura Santos. Entrevistadores:
Manuela Guilherme e Gunther Dietz. Revista Lusófona de Educação, 31, 201-212. 2015. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/viewFile/5388/3408. Acesso em 07.jul.2017.
SEABRA- SANTOS, Fernando; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Quarta Missão da Universidade. Coimbra/Brasília: EduCoimbra/EdUNB, 2012.
TEIXEIRA, Anísio. Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.50, n.111, jul./set. 1968. p.21-82. Disponível em: www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/perspectiva.html. Acesso em 08.jul.2017
Filmes:
Boca de Lixo. Direção: Eduardo Coutinho. Produção Centro de Criação de Imagem Popular. Roteiro: Eduardo Coutinho. Rio de janeiro: 1993 (50 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oZcTlC757mM. Acesso em 08.jul.2017.
Educadores brasileiros. Anísio Teixeira: educação não é privilégio. Direção: Monica Simões / 2007 - 44m20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ls-FoXhfM_Y. Acesso em 07.jul.2017
Ilha das Flores. Direção: Jorge Furtado. Produção: Casa de Cinema POA. Roteiro: Jorge Furtado. Porto Alegre: 1989 (12min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg. Acesso em 14. abril. 2015
Jardim Gramacho: https://www.youtube.com/watch?v=xJyPaFO5xIo. Acesso em 13. abril. 2015 Maio de 68 - Documentário da TV Cultura (47 min). Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=bWI8_-Vf4cY. Acesso 06. junho. 2016
Paulo Freire Contemporâneo. Dir: Toni Venturi São Paulo, 2006 (57min.). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=5y9KMq6G8l8. Acesso em 07.julho.2017
Roda de Conversa: A relação entre Universidade e Educação Popular. Fórum da Educação Popular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MnMoE-Vfcvw. Acesso em 07.jul.2017
TV Folha - "Livros Abertos - Escolas Ocupadas" (10 min). Disponível em: https://vimeo.com/147556009. Acesso 06. junho. 2016
Bibliografia Complementar:
ALICE INTERVIEW. Boaventura de Souza Santos e Naomar de Almeida Filho. Interview 28. Porto Alegre, 2016. Disponível em: ttps://mail.google.com/mail/u/0/#search/nao /15443e7675f77318?projector=1. Acesso em 26. abril. 2016
COLEÇÃO EDUCADORES. Produção: Atta Mídia e Educação/Instituto Paulo Freire. São Paulo, 2006 (57min.). Disponível em: http://acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/885
COULON, Alain. A Condição de Estudante. Salvador: EDUFBA, 2007.
DEMO, Pedro. Saber pensar. 7. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed., São Paulo: Cortez; Brasília-DF: UNESCO, 2011.
NATAL, Camila; DALPIAN, Gustavo; CAPELLE, Klaus; SILVA, Rosana; SILVA, Sidney (Org.). UFABC 5 Anos: um novo projeto universitário para o Brasil. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2011.
RESENDE, Otto Lara. Vista Cansada In: Folha de São Paulo. 23/02/1992. Disponível em:
http://www.releituras.com/olresende_vista.asp. Acesso em 08.jul.2017.
RIBEIRO, Renato Janine Ribeiro. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. 2a ed. São Paulo: Edusp, 2014.
ROCHA, José Cláudio. A reinvenção solidária e participativa da Universidade: estudo sobre redes de extensão universitária no Brasil. Salvador: EDUNEB, 2008.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a Educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
UFSB. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCdBNG_c5ZDE3X0BuUAn9rcw. Acesso em 08.julho.2017.
UFSB. Carta de Fundação da UFSB. Disponível em: http://ufsb.edu.br/carta-fundacao/. Acesso em 05.mai.2015
_____ . Código de Ética Estudantil. Disponível em: http://www2.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/C%C3%93DIGO-DE- %C3%89TICA-ESTUDANTIL-UFSB-2014.pdf. Acesso em 08.julho.2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário