segunda-feira, 14 de agosto de 2017

MATEMÁTICA E ESPAÇO

Componente Curricular: Matemática e espaço
Docente: Joel Pereira Felipe (Lattes)



Ementa:
Fazeres e saberes oriundos de diferentes contextos histórico-culturais. Etnomatemática. Trançados amazônicos do povo indígena Bora. Cálculo de área. Simetria. Geometria Sona de Angola. Ângulos. Máximo Divisor Comum. Relações entre matemática e arte. Pavimentação e mosaicos. Polígonos regulares. Soma dos ângulos internos de um polígono regular. Medida do ângulo interno de um polígono regular. Obras e técnicas de Maurits Cornelis Escher. Fractais. Geometria das Transformações. Reflexão, translação e rotação. Dilação. Congruência e Semelhança.


Objetivo(s) Geral(is):
Contribuir para a formação geral do estudante por meio de uma abordagem que fomente a matemática como construto humano desenvolvido em distintas realidades socioculturais e em estreita relação com a arte.


Objetivos Específicos:
- Sensibilizar o estudante para a intrínseca relação existente entre conhecimento e seu contexto de produção;

- Explorar na construção dos saberes matemáticos, em uma aproximação ao universo artístico, a perspectiva da diversidade.


- Despertar no estudante, interesse para aspectos de cunho inter e transdisciplinar em que o conhecimento matemático se faz presente;


- Visitar novos contextos, mobilizando as formas geométricas, colorindo-as, movimentando-as, ampliando a visão de espaço comumente alimentada por modos tradicionais de se conceber a matemática;


- Motivar o estudante a exprimir-se matematicamente por meio da cultura e da arte;


- Construir a autonomia e o protagonismo do estudante como sujeito que deseja aprender matemática, e não ser objeto dela;


- Promover uma mostra artístico-cultural que possa fomentar competências de natureza matemática, artística e organizacional nos estudantes, protagonistas do evento.



Bibliografia Básica:
GERDES, Paulus. Geometria e Cestaria dos Bora na Amazônia Peruana. Morrisville, NC: Lulu Enterprises, 2013.

GERDES, Paulus. Geometria Sona de Angola: matemática duma tradição africana. Morrisville, NC: Lulu Enterprises, 2008.

PINHO, José L. R.; BATISTA, Eliezer; CARVALHO, Neri T. B. Geometria I. Florianópolis: EAD/UFSC/CED/CFM, 2010.


Bibliografia Complementar:
ALVES, Sérgio; DALCIN, Mário. Mosaicos do Plano. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, nº 40, 1999, p. 3-12.

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal: para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ESCHER, Maurits C. Gravura e Desenhos. Singapura: Paisagem, 2006.

FERREIRA, Rogério. Trançados Amazônicos. Revista Carta Fundamental, São Paulo: Confiança, n. 63, 2014, p. 40-43.

FERREIRA, Rogério. Areia Ancestral. Revista Carta Fundamental, São Paulo: Confiança, n. 68, 2015, p. 24-27.

FILHO, Dirceu Zaleski. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

OLIVEIRA, Augusto J. F. Transformações geométricas. Lisboa: Universidade Aberta, 1997.

SAMPAIO, Patrícia. A Matemática através da arte de M. C. Escher. Millenium, 42, 2012, p. 49-58.

VELOSO, Eduardo. Simetria e Transformações Geométricas. Lisboa: APM, 2012.











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