O POVO BORA
O povo Bora vive nas margens do alto Cahuinari e do Igara-Paraná na Amazónia colombiana e peruana (cf. os mapas em Queixalós e Renault-Lescure, 2000). A denominação “Bora” vem de “irapora”, uma designação tupi para os “habitantes do mel”. Conforme a lenda, o rio Cahuinari tinha sido criado pela queda da árvore cósmica, ao longo da qual os grupos diferentes se repartiram. Os Bora, vivendo no alto, vivem perto do ‘topo’ da árvore, tal como as abelhas.
Espalhados pela floresta densa, os Bora costumavam viver em pequenas comunidades autónomas de 50 a 200 pessoas (Forde, p. 143). Os Bora vivem basicamente da agricultura, caça e pesca, sendo a mandioca a cultura agrícola principal. Considerações geométricas intervêm em várias das suas atividades.
Com base nas atividades exercidas pelo povo Bora, conseguimos trabalhar a matemática por trás de cada obra realizada por eles, daí surgiu as nossas "mariposas". Em sala de aula com a orientação do professor Joel Felipe do componente curricular matemática e espaço, fiz a minha primeira mariposa com cartolina. Para a sua confecção foram utilizadas 18 fitas de cartolina (9 fitas pretas e 9 fitas amarelas), com espessura de 3cm cada. Ela se chama: MARIPOSA 1,3,2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário