Nessa nossa etapa do CC, trabalhamos o tema pavimentação que é a base horizontal de uma determinada construção que serve de apoio para pessoas, coisas e animais. Em primeiro lugar trabalhamos as formas geométricas regulares, são regulares porque possuem lados e ângulos congruentes. Após a apresentação das formas geométricas, partimos para a prática, onde recortamos algumas formas e organizamos sobre uma superfície branca retangular, como uma espécie de quebra-cabeça que também é conhecida como tangram.
A imagem ao lago mostra a atividade feita em sala de aula, onde cada equipe confeccionou as formas regulares compartilharam para ocasionar a diversificação das cores. Trabalhar a matemática dessa forma tem sido uma experiência única, deixando de ser algo apenas teórico e se tornando prático e dinâmico. Como o professor Joel diz: "A matemática é linda."
Após a realização dessa atividade, os trabalhos seguiram, e passamos a estudar as formas geométricas não regulares capazes de fazer uma pavimentação. Com a orientação do professor, conseguimos fazer um pentágono (ele é equilátero, porém não é equiângulo), mas capaz de pavimentar uma região. Esse modelo de ladrilho é semelhante ao observado nas ruas do Cairo, capital do Egito, no continente africano. Com auxilio de régua e compasso, conseguimos confeccionar nosso pentágono, cada estudante fez o seu e por fim pavimentamos parte da sala. A imagem ao lado mostra a forma geométrica feita por mim, e pronta pra se juntar com o restante das peças dos meus colegas.
Depois de muito trabalho conseguimos montar a nossa pavimentação. Veja como ficou:
Nenhum comentário:
Postar um comentário