terça-feira, 29 de agosto de 2017

PAULO FREIRE NA UFSB


Paulo Freire foi um dos maiores educadores brasileiros, uma das suas principais ambições era de fazer o aluno ler o mundo para poder transforma-lo. Em sua obra “Pedagogia da autonomia”, Freire defende a ideia de que o aluno deve ter autonomia, competência e capacidade crítica em um contexto de valorização da cultura, ressaltando que formar é muito mais do que simplesmente educar.

A UFSB se aproxima dessa proposta freiriana quando propõe o uso intensivo das pedagogias ativas a partir de um currículo com base nas demandas locais, no perfil do educando e na avaliação por competência (Plano orientador da UFSB, 2014).

Eu como aluno dessa universidade não pude deixar de notar que o modelo da UFSB difere do modelo das universidades tradicionais, mostrando levar a sério as ideias abordadas por Paulo Freire, onde eu me sinto detentor de uma educação libertária, onde os conhecimentos que carrego comigo são enquadrados e valorizados no modelo educacional em que estou inserido. Nesse contexto percebe-se que a educação não é transmitida de um professor para um aluno, mas ela é entendida como oportunidade para a construção coletiva de saberes. Desse modo me torno autônomo dentro da universidade, sendo não só educado, mas formado para ser um cidadão responsável e com uma consciência crítica com poder de transformar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário